INSCRIÇÃO     ÁRBITROS     HALL DA FAMA     MERCADO DA BOLA
Usuário:    |  Senha:  
 
FILIADO
 
  29/08 - SEJA UMA EQUIPE FILIADA E PARTICIPE DOS MAIORES TORNEIOS DE FUTEBOL 7 DO ESTADO DE PERNAMBUCO!  
NOTÍCIAS

Data: 28/01/2019
Essa notícia foi lida 394 vezes

  

EXCLUSIVO: Eleito o Melhor Jogador de Fut7 do Mundo, Vassoura enaltece a conquista: "É surreal, algo muito importante"

Por: Edgar Caetano


Na temporada 2018, a Federação Internacional de Futebol 7 elegeu por unanimidade o pernambucano Williams Oliveira do Nascimento, mais conhecido como Vassoura, como o melhor jogador de Futebol 7 do mundo. Ex-morador de rua da cidade de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife - onde viveu nas ruas e bancos de praças da cidade durante oito anos -, Vassoura desbancou o também brasileiro Chay e o mexicano Bogar Moreno. O prêmio Football 7 Awards credencia os principais atletas do ano na modalidade.

 

Vassoura contou como se sentiu ao receber a notícia de ter sido nomeado, por unanimidade, o Melhor Jogador de Futebol 7 do mundo. "Eu tinha esse objetivo de conquistar o troféu de Melhor Jogador do Mundo. É algo surreal, é algo muito importante. Eu estava na briga com dois grandes jogadores, o mexicano (Bogar Moreno) e o Chay e quem ganhasse, seria por méritos, então eu fiquei muito feliz com a notícia, eu não dormi direito, as pessoas me mandando várias mensagens de carinho, de apoio e cara, eu me senti realizado no Fut7 por tudo que eu fiz. É muito bom ser o melhor jogador do planeta, independente da modalidade, é algo fora do normal. Eu estou muito feliz mesmo por esse título", contou Vassoura.


vassoura 1b Além do título de Campeão Mundial com a amarelinha, Vassoura também foi o artilheiro da competição. (FOTO: Guilherme Becker / Divulgação)


HISTÓRIA DE VIDA

Se você ainda não conhece a história do Vassoura, prepare-se para se impressionar. Mais, por que "Vassoura'? Esse apelido surgiu após um corte de cabelo mal feito pelo seu avó - com quem morou até um certo tempo, por esta longe da mãe, que morava em São Paulo e que nunca conheceu o seu pai -, sendo associado, posteriormente,  à sua desenvoltura nas quadras onde jogava na infância. Vassoura só saiu das ruas quando teve sua primeira oportunidade, quando começou a atuar no Futsal, pelo Santa Cruz. Antes, jogava pela Seleção de Jaboatão. Em seguida, o pernambucano humilde seguiu para a Rússia, rodou uma parte da Europa (Espanha, Ucrânia, Georgia, Croácia, Letônia) e chegou ao Azerbaijão, onde recebeu o convite para se naturalizar. "Minha história é de superação. Um pouco de sofrimento, mas vitórias. Tenho mais vitórias na vida do que derrotas, fracassos. Deus apontou para mim e disse 'Tu vai brilhar, independente das tuas condições, independente das tuas perspectivas de vida, tu vai brilhar. Eu vou te colocar em lugares de honra'. Deus me abençoou bastante sempre colocando o bem dentro do meu coração, sempre tendo a admiração das pessoas por tratar todos bem. Eu tento tratar as pessoas com o mesmo carinho que elas me tratam e eu sou muito feliz por tudo que acontece na minha vida. Deus é maravilhoso", enaltece.


Se nas quadras, o Ala Pivô defendeu a bandeira do Azerbaijão, no qual é muito grato, no Fut7, Vassoura comenta a emoção de vestir a amarelinha. "Eu sou muito grato ao Azerbaijão por ter realizado um sonho meu que era jogar uma Copa do Mundo e uma Eurocopa, é uma sensação muito bacana, eu gosto muito deles e sou muito grato e jogar pela Seleção Brasileira (no Fut7) é algo indescritível porque é o teu país. Quando toca o hino nacional eu fico pensando, fico lembrando todas as coisas até chegar naquele momento e é muito gratificante mesmo. Eu fico muito feliz por ter jogado pela seleção brasileira também", conta Vassoura.


A versatilidade sempre foi um sinônimo para Vassoura. Além de atuar nas quadras de Futsal e nos campos de Fut7, o pernambucano também já teve passagens pelo futebol de campo, onde atuou pelo Central, CSA-AL, Vera Cruz, Araripina, Itabaiana-SE, Campinense, Mogi Mirim e uma breve passagem pelo Náutico, em 2014. Destacando-se em praticamente todas as modalidades, Vassoura explica como se tornou um atleta tão completo a ponto de chamar a atenção e conquistar a admiração de muita gente. "Eu comecei a jogar as três modalidades mais por necessidade. Como eu não tinha muita coisa, eu começava a jogar em campo pra ganhar dinheiro, joguei Fut7 também para ganhar dinheiro e salão (Futsal) também e acabei que virando um jogador multifuncional e graças a Deus nas três modalidades eu fui bem, consegui mostrar a minha qualidade e nunca tive problema em alguma dessas modalidades, sempre fui bem", explica.


Vassoura jogou o Campeonato Pernambucano de 2018 pelo Sport Recife. Na sequência, disputou o mundial de clubes pelo Coritiba (onde foi artilheiro) e coroou a temporada com a conquista do título de Melhor Jogador do Mundo, após a conquista do Mundial com a Seleção Brasileira. O Ala Pivô destacou a importância de ter jogadores que atuam no Fut7 pernambucano nas convocações da seleção brasileira, como é o caso do fixo Cadu, companheiro de Vassoura quando atuou no Sport. "Em 2018, estive no Sport junto com o Cadu. É um time de muita qualidade e eu acho que é muito importante ter jogadores pernambucanos na seleção brasileira, até porque, temos vários jogadores com muita qualidade. Foi o Cadu, mas poderiam ir outros, pois, se você olhar bem o Campeonato Pernambucano, tem vários outros jogadores de qualidade. Espero que nos próximos anos e nas próximas convocações sempre apareçam alguns jogadores de Pernambuco e do Nordeste", destacou Vassoura.


vassoura 2 Vassoura e Cadu, além de atuarem juntos pela Seleção Brasileira, foram companheiros de clube, quando defendiam o Sport no Campeonato Pernambucano em 2018. (FOTO: Guilherme Becker / Divulgação)

 

Cadu falou sobre a importância de ter um jogador como Vassoura atuando do mesmo lado. Além da seleção brasileira, o fixo também foi companheiro de Vassoura no Sport. "O vassoura é um grande exemplo, primeiro de homem, por todas as dificuldades que conseguiu ultrapassar em sua vida e chegar ao patamar que está hoje. O reconhecimento é mais do que merecido pelo caráter da pessoa dele. Falar do talento é algo que não precisa ser dito, alguns minutos assistindo ele jogar, você já vê que ele é diferenciado. É sempre um prazer atuar ao lado dele, fica muito mais fácil, principalmente pra mim, que atuo na marcação", disse aos risos. "Ele tem muita variação de jogada, que pouquíssimos atletas do mundo conseguem ter. Além disso, possui um grande tempo e controle de bola e finaliza com as duas pernas. Sem duvidas, o melhor que já joguei", completou Cadu.

 

A Federação Pernambucana de Futebol 7, Omar Brito, também comentou sobre a conquista do prêmio a Vassoura e ressaltou a importância de tê-lo em competições geridas pela FPF7. "O Vassoura é um cara sensacional! É um excelente atleta, todo mundo para para vê-lo jogar. No jogo entre Sport e Marjosports lá em Toritama/PE, o campo ficou lotado de torcedores do Marjo, que fazia uma boa competição, mas também para prestigia-lo. No fim da partida, os próprios jogadores adversários pararam para tirar foto com ele, mesmo depois de perder o jogo por 10 a 3, enfim, daí você percebe o valor e a importância que um profissional como o Vassoura tem e que bom que ele está junto conosco. Isso engrandece o Fut7 do nosso estado em todos os sentidos. Ele merece o prêmio e aproveito para parabeniza-lo", destacou Omar.

 




LEIA TAMBÉM!

Recife Soccer e Vasco/Futuro da Colina se destacam no Sub-13 da Taça Pernambuco
Nas primeiras colocações na primeira fase, equipes chegam a fase mata-mata com forte favoritismo
Náutico retorna ao Fut7 e disputará o Campeonato Brasileiro
Em parceria com o Galorote, de São Bento do Una/PE, o Timbu já está em processo de montagem do elenco
Invicto no Sub-10, Revelação chega as semifinais como time a ser batido
Em 9 jogos disputados, a equipe recifense venceu todas na primeira fase e já se garantiu nas semis
Taça Pernambuco adulto chega a fase mata-mata
Jogos de ida das oitavas de final começam hoje a noite
Delegações conhecem a seleção que irão representar na Arena Cup, a Copa America de Fut7
O sorteio foi na manhã de hoje e contou com mais de 150 pessoas no auditório da Arena de Pernambuco

CRAQUE DA RODADA
RANKING


PARCEIROS


Copyright© 2019 FEDERAÇÃO DE FUTEBOL 7 DE PERNAMBUCO.